PT

 | 

EN

Optimização de
Sistemas Hidráulicos

Soluções para a eficiência e sustentabilidade do ciclo urbano da água.

Inframoura - Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M.

Avaliação de desempenho e otimização energética de sistemas elevatórios de Vilamoura e Vila Sol
NOVEMBRO 2018


A H2OPT irá realizar a avaliação dos sistemas de bombagem de água água e de águas residuais sob gestão da Inframoura – Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M. O trabalho será levado a cabo em duas fases principais, de diagnóstico e de avaliação detalhada aos sistemas com maior potencial de otimização, tendo como premissa fundamental a caracterização do funcionamento real dos sistemas elevatórios para definir medidas de melhoria de desempenho e de otimização energética.


 

C.M. Vila Verde

Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI)
JANEIRO 2018


A H2OPT irá apoiar na elaboração dos Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Município de Vila Verde.

O projeto envolve os seguintes trabalhos:

  • Avaliação técnica da situação atual para os sistemas de abastecimento de água e águas residuais;
  • Diagnóstico das principais infraestruturas na vertente de desempenho, risco e custo;
  • Planeamento das principais intervenções e desenvolvimento dos Planos Estratégico, Tático e Operacional de GPI, incluindo a definição do procedimento de acompanhamento e de revisão dos planos.

Mais um contributo da H2OPT no apoio técnico especializado às Entidades Gestoras!


 

ENEG 2017

Encontro Nacional de Entidades Gestoras
NOVEMBRO 2017


A H2OPT marcou presença no ENEG 2017, no Évora Hotel, que decorreu entre 21 e 24 de Novembro, com a apresentação de 2 comunicações:

  • "Caracterização e avaliação do fenómeno de cavitação em grupos eletrobomba. Aplicação a um caso de estudo da Águas do Norte" - Orador: Eduardo Vivas (H2OPT); 

          Descarregue o artigo completo!

  • "Avaliação de desempenho de sistemas elevatórios na prespetiva da gestão de ativos. Experiência acumulada na realização de testes a grupos eletrobomba in loco" - Orador: Eduardo Vivas (H2OPT).

         Descarregue o artigo completo!

 

Robertson Technology (pump testing)

Tecnologia utilizada pela H2OPT para testes de eficiência recebe prémio na Austrália
NOVEMBRO 2017

 

A tecnologia utilizada pela H2OPT para testes de eficiência de grupos eletrobomba com o método termodinâmico, recebeu um prémio, na categoria de tecnologia digital, na região da Western Australia, que distingue as principais empresas exportadoras (https://www.exportawards.gov.au/Finalists/2017/WA/robertson-technology-wa), sendo agora finalista, também nessa categoria, para o prémio a nível nacional, da Austrália.

O presente prémio foi atribuído por ser reconhecida a mais valia, para os clientes, na deteção de situações de ineficiência e na identificação de pontos de otimização para redução dos consumos de energia. Esta tecnologia é utilizada em 22 países dos 5 continentes, sendo a H2OPT, representante exclusivo em Portugal.

 

S 317 Consulting

Estudo técnico e económico para a reutilização do efluente tratado da ETAR de Viseu. 
OUTUBRO 2017


A H2OPT em parceria com a Noraqua analisou a viabilidade técnica e económica da reutilização do efluente tratado da ETAR de Viseu, equipada com um sistema de tratamento por membranas.

Este estudo, considerou os seguintes pontos:

  • Estudo de necessidade/disponibilidade para rega (espaços verdes, lavagem e combate a incêndio);
  • Análise técnica de soluções de transporte e armazenamento (reservatórios de regularização, instalação de desinfeção, rede de distribuição para rega e sistemas elevatórios);
  • Definição da solução de desinfeção;
  • Estudo económico das soluções propostas (custos CAPEX e OPEX).

 

C.M. Vale de Cambra

Plano de Segurança da Água (PSA)
SETEMBRO 2017


A H2OPT encontra-se a desenvolver o Plano de Segurança da Água (PSA) do Município de Vale de Cambra. O trabalho desenrola-se em várias fases incluindo a fundamental avaliação de risco do sistema e definição de plano de monitorização de acordo com as principais e mais recentes orientações nacionais (ERSAR) e internacionais (Organização Mundial de Saúde - OMS e Internacional Water Association - IWA).

Águas da Região de Aveiro, S.A.

Definição otimizada de Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC) no Município de Vagos
SETEMBRO 2017


A H2OPT concluiu recentemente, para a Águas da Região de Aveiro, S.A., o estudo e definição otimizada de Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC) do Município de Vagos.

Nesse estudo, foi possível considerar a definição e localização do número de pontos de medição e de seccionamento da rede em função dos seguintes aspetos:

  • Características físicas (nº de ramais, pressões, etc.);
  • Questões operacionais (extensão associada, etc.);
  • Alterações ao nível do funcionamento da rede (pressões, velocidades, etc.);
  • Relevância económica das perdas associadas (distribuição de perdas reais e relação entre as perdas económicas e custos de implementação das ZMC).

 

Porto Water Innovation Week - PWIW

Centro de Congressos da Alfândega do Porto 
SETEMBRO 2017


A H2OPT participou no evento Porto Water Innovation Week - PWIW (http://portowaterinnovationweek.eu/), que teve lugar nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto!

Além da presença na área de exposição (Stand nº 63), a H2OPT realizou uma apresentação Tech Talk, tomando como base a nossa experiência na otimização energética de sistemas de bombagem.

 

Águas de Santo André, S.A.

Avaliação de desempenho da captação de Ermidas do Sado
MARÇO 2017


Avaliação de desempenho para a Águas de Santo André S.A. (Grupo Águas de Portugal) dos grupos eletrobomba do sistema elevatório de Ermidas do Sado (grupos submersíveis de dupla sucção) com uma capacidade nominal de cerca de 5760 m³/h e potência de 1 MW.

 

linkedIn

C.M. Vila Nova de Famalicão

Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI)
FEVEREIRO 2017


A H2OPT encontra-se a desenvolver os Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Município de Vila Nova de Famalicão. O trabalho terá uma primeira fase de caracterização e avaliação da situação atual dos sistemas e envolverá a elaboração da primeira versão dos Planos Estratégico, Tático e Operacional de GPI, incluindo a definição do procedimento de acompanhamento e de revisão dos planos.

 

Sonae Arauco, S.A.

Avaliação dos grupos eletrobomba e diesel de combate a incêndio (NFPA20)
FEVEREIRO 2017


A H2OPT realizou para a Sonae Arauco, S.A. a avaliação de desempenho dos grupos eletrobomba e diesel (2+2)  da central de incêndio das instalações de Mangualde, para verificação da norma NFPA20 (Standard for the Installation of Stationary Pumps for Fire Protection).

O projeto englobou os seguintes trabalhos:

  • Determinação da curva real de desempenho das bombas hidráulicas;
  • Avaliação da capacidade de acordo com o disposto na norma NFPA20;
  • Recomendações de melhorias para implementação no circuito de teste e na instalação de bombagem. 

 

 

linkedIn

EUROPA&C KRAFT Viana, S.A.

Avaliação de desempenho grupos de recirculação das torres de arrefecimento
ABRIL 2016


A H2OPT realizou para a EUROPA&C KRAFT, SA o teste de eficiência e avaliação do desempenho dos grupos eletrobomba do circuito de água de processo da unidade industrial de Deocriste (Viana do Castelo).

Os trabalhos consistiram, inicialmente, na determinação da curva de eficiência de cada grupo, bem como uma avaliação de desempenho dos mesmos em funcionamento e conjunto. Por último foi realizada uma análise aos custos de ineficiência e uma simulação do funcionamento dos grupos para diversas frequências e solicitações reais.

13º Congresso da Água

Avaliação funcional e otimização de sistemas elevatórios e estações de tratamento de águas residuais da Águas de Lisboa e Vale do Tejo S.A.
MARÇO 2016


A NORAQUA/H2OPT e a EPAL - LVT aproveitaram o 13º Congresso da Água, realizado entre 7 e 9 de Março de 2016 no LNEC, para apresentarem o projeto desenvolvido de avaliação funcional e otimização de sistemas elevatórios e estações de tratamento de águas residuais.

O artigo descreve o plano de trabalhos implementado e apresenta uma seleção de casos representativos para as EEAR, com vista à disseminação de boas práticas de otimização energética e de gestão de ativos.

Descarregue o artigo completo!

ENEG 2015

Encontro Nacional de Entidades Gestoras
DEZEMBRO 2015


A H2OPT apresentou três comunicações no ENEG 2015, que decorreu entre 1 e 4 de Dezembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sob o tema "Os desafios da sustentabilidade integral do setor da Água".

Apresentamos para apresentar os trabalhos desenvolvidos com a Águas do Norte e Águas do Centro Litoral e usufruir da troca de experiências em duas áreas que para nós são muito importantes: o controlo de afluências indevidas e a avaliação de desempenho e otimização energética dos equipamentos de bombagem.

 

Descarregue o artigo completo!

Descarregue o artigo completo!

Descarregue o artigo completo!

Águas do Norte, S.A.

Caracterização e avaliação do fenómeno de cavitação nos grupos da EE1 (ETA Areias de Vilar)
OUTUBRO 2015


A H2OPT realizou para a Águas do Norte, S.A. a caracterização e avaliação do fenómeno de cavitação dos grupos da EE1, na ETA de Areias de Vilar.

O início dos trabalhos consistiu na realização de testes de cavitação aos grupos, prosseguindo-se com a implementação de um plano de monitorização das condições de carga absoluta requerida (NPSHR) e disponível (NPSHA). Numa fase seguinte, procedeu-se à avaliação do tipo de danos nos grupos, bem como à análise do circuito de aspiração. Por último, procedeu-se à avaliação das condições do escoamento no tanque de alimentação recorrendo-se à construção de um modelo em CFD.

 

 

Descarregue o artigo completo!

Águas do Tejo Atlântico, S.A.

Avaliação funcional e otimização de sistemas elevatórios e estações de tratamento de águas residuais
JULHO 2015


A H2OPT  em parceria com a Noraqua realizou para a Águas do Tejo Atlântico, S.A. o estudo e caracterização das 20 EEAR de maior consumo energético da concessão (fase 1) e a  avaliação energética de linhas de arejamento (sobrepressores) em 7 ETAR (fase 2).

A fase 1 consistiu nos seguintes trabalhos:

  • Caracterização do desempenho dos grupos eletrobomba, segundo a norma ISO9906;
  • Definição da curva real da instalação;
  • Avaliação da adequação dos grupos às características do sistema, incluindo hidrograma de caudais afluentes;
  • Benchmarking de eficiência energética;
  • Proposta de soluções e estimativa de payback.

A fase 2 (ainda em curso) comporta os seguintes trabalhos:

  • Avaliação de desempenho dos sobrepressores, segundo metodologia desenvolvida para o efeito;
  • Aferição de perdas de carga nos difusores;
  • Cálculo das necessidades de arejamento;
  • Definição da baseline de consumo energético associado ao arejamento;
  • Avaliação e proposta de soluções de otimização e eventuais alterações.

 

 

Descarregue o artigo completo!

Águas do Douro e Paiva, S.A.

Aumento da capacidade de bombagem nos sistemas elevatórios de S.Vicente de Louredo e Escariz
MAIO 2015


A H2OPT em conjunto com a Noraqua realizou para a Águas do Douro e Paiva, S.A. a análise técnica e económica de soluções para o aumento da capacidade de bombagem dos SE de S. Vicente de Louredo e Escariz, que englobou a avaliação das condições de funcionamento atual, a definição de cenários de consumo e a caracterização de soluções.

Os trabalhos realizados foram os seguintes:

  • Realização de testes de desempenho ao funcionamento atual dos grupos elevatórios;
  • Aferição da curva real do sistema;
  • Definição de soluções de baixo investimento, baseadas na simulação com condições reais de funcionamento.

 

SIMRIA, S.A.

Aumento de capacidade das EEAR S1, S2, S4 e S6
FEVEREIRO 2015


A H2OPT em parceria com a Noraqua realizou para a SIMRIA, S.A. o estudo para a definição da melhor solução de aumento de caudal elevado até 50%  das EEAR S1, S2, S4 e S6.

O início dos trabalhos consistiu na avaliação do desempenho atual  dos grupos eletrobomba (testes de eficiência e desempenho) para aferição das perdas de carga reais, prosseguindo-se com a construção e calibração do modelo dos sistemas. Numa fase seguinte, procedeu-se à definição das limitações reais das condutas em regime uniforme e transitório. Por último, foi elaborada uma avaliação energética das soluções propostas, para a definição pormenorizada da solução ótima.

 

SIMRIA, S.A.

Plano de otimização energética (POE) de EEAR
FEVEREIRO 2015


A H2OPT/Noraqua realizou para a SIMRIA, S.A. o plano de otimização energética de 5 sistemas elevatórios e 2 sistemas isolados

O início dos trabalhos consistiu na realização de testes de desempenho aos grupos e ao sistema elevatório, prosseguindo-se com a construção e calibração do modelo do sistema de acordo com o estado atual. Numa fase seguinte, procedeu-se à identificação de soluções de otimização, bem como à avaliação global e definição de novos modos de funcionamento. Por último, foram propostas de alterações para problemas de desempenho (p.e. cavitação).

 

Descarregue o artigo completo!

Revista "Indústria e Ambiente"

Energy optimization plans in water/wastewater pumping systems
JULHO 2014


A edição de julho-agosto da revista "Indústria e Ambiente" apresenta o novo serviço desenvolvido peas as Entidades Gestoras de água e saneamento. Assim, é descrita a metodologia desenvolvida para a implementação dos planos de otimização energética de estações elevatórias de água e água residual, bem como a experiência acumulada.

Descarregue o artigo completo!

12º Congresso da Água

Apresentação de comunicações.
MARÇO 2014


A NORAQUA/H2OPT realizou duas apresentações no 12º Congresso da Água, que decorreu entre 5 e 8 de março de 2014 no Centro de Congressos de Lisboa.

As comunicações resultaram dos trabalhos realizados com a Águas do Noroeste, na identificação de estações elevatórias cuja avaliação energética é prioritária, e Simdouro, na avaliação do potencial de utilização do método termodinâmico em estações elevatórias de águas residuais

 

Descarregue o artigo completo!

Descarregue o artigo completo!

WATER21 | IWA Publishing

Potencial de otimização energética em sistemas elevatórios de águas residuais
FEVEREIRO 2014


Na edição de Fevereiro da revista Water21, foram apresentadas as nossas opiniões sobre o potencial de otimização energética em sistemas elevatórios de águas residuais. 

A publicação relata o caso de 3 estações elevatórias em Portugal, exploradas pelas Águas e Parque Biológico de Gaia, onde foram implementados planos de otimização energética e se verificou reduções significativas dos custos de operação.

 

Descarregue o artigo completo!

Jornal Água&Ambiente

Gestão e optimização energética de estações elevatórias de águas residuais
OUTUBRO 2013


No dossiê especial “Saneamento de Águas Residuais” do jornal Água&Ambiente explicámos a nossa opinião relativamente à optimização energética de estações elevatórias de águas residuais.

O artigo apresenta uma sistematização das metodologias de avaliação e simulação necessárias à correta implementação dos planos de optimização energética. Esta definição resulta da experiência acumulada com os casos de estudo e a investigação que têm vindo a ser desenvolvida entre o ISEP, a FEUP e a NORAQUA.

Descarregue o artigo completo!