PT

 | 

EN

Optimização de
Sistemas Hidráulicos

Soluções para a eficiência e sustentabilidade do ciclo urbano da água.

OPT CAI

Controlo de Afluências Indevidas

A área OPT CAI toma como foco a redução e controlo dos volumes de infiltração pluvial indevida nos sistemas de drenagem de águas residuais. Como tal, os serviços prestados visam apoiar a Entidade Gestora na identificação e avaliação de áreas críticas, caracterização de vulnerabilidades do sistema e priorização de ações e investimentos.

1. Medição e avaliação de áreas críticas

Monitorização temporária (caudal e precipitação) em pontos críticos do sistema de drenagem para estimativa da parcela de afluências indevidas e avaliação do desempenho do sistema.

2. Modelação da bacia de drenagem

Construção do modelo hidráulico calibrado do sistema com recurso a software específico para avaliação de desempenho e distinção das parcelas de infiltração de base e de afluências pluviais diretas e indiretas.

3. Análise de vulnerabilidades do sistema

Análise da capacidade e desempenho da totalidade do sistema de drenagem para identificação de zonas críticas e avaliação do risco associado a novos pedidos de licenciamento.

4. Plano de controlo de Afluências Indevidas

Definição de medidas e hierarquização de prioridades (de soluções de baixo impacto à reabilitação) com estudo técnico-económico de intervenções e integração com os planos de GPI.